Serviços

Nutrição

Consulta de nutrição na pré-conceção

A gravidez deverá ser um dos projetos melhor planeados da nossa vida. A alimentação e nutrição numa fase pré-conceção assumem funções fundamentais e decisivas na preparação, concretização e manutenção de uma gravidez e um pós parto saudáveis.

Uma alimentação e nutrição equilibradas de ambos os progenitores poderá ser a chave para a concretização de uma gravidez, potenciar o futuro desenvolvimento físico e neurológico do bebé, assim como o estado ótimo de saúde da mãe – antes, durante e após a gravidez.

Consulta de nutrição na gravidez

A Alimentação e a Nutrição assumem-se como os principais fatores para o Bebé e a Mãe atingirem uma Gravidez de sucesso.

As necessidades em nutrientes específicos neste período deverão ser colmatadas para que o desenvolvimento físico e neurológico do Bebé (visão e capacidades intelectuais) se processe de uma forma ótima e ainda para prevenir o empobrecimento do património nutricional da Mãe preparando-a para um Pós-Parto mais saudável e com menos sintomatologia de Depressão.

Assim, erros alimentares e nutricionais que não foram diagnosticados antes da conceção deverão ser corrigidos neste período através de um plano alimentar individualizado às necessidades de cada Mãe.

Consulta de nutrição na diabetes gestacional

A diabetes gestacional assim como os demais tipos de diabetes (diabetes tipo I e tipo II) tem vindo a aumentar, chegando a ser um dos principais problemas que ocorrem na gravidez. Na maioria das vezes, ocorre da incapacidade funcional do organismo em compensar a aumentada resistência à insulina (fisiológica) que ocorre na gravidez.

A glicose é a fonte energética preferencial do feto, constantemente captada por ele em velocidade crescente para atender as exigências do seu crescimento.

Como não há passagem da insulina materna para o feto, a partir da 12ª semana gestacional o feto sintetiza a sua própria insulina para poder utilizar a glicose. É fundamental que a glicemia adequada da mãe seja mantida sob controle.

Quando não tratada a diabetes gestacional aumenta o risco de morbimortalidade perinatal, o risco de desencadeamento da obesidade, diabetes e problemas cardiovasculares na vida adulta. Portanto, o equilíbrio nutricional e um comportamento alimentar que mantenham uma alimentação regular a cada 2,5 horas em média, com pouca quantidade em cada uma, e principalmente, com a presença regular de fibras solúveis e insolúveis, como frutas e cereais integrais, são fundamentais para evitar tanto a hiperglicemia quanto a hipoglicémia.

Consulta de nutrição no pós-parto

O pós-parto é um momento único e desafiante a nível nutricional para a mãe e bebé.

As mudanças na vida da mulher e da família são imensas, a começar pela relação com o próprio corpo após a gestação, a responsabilidade da nutrição de outro ser humano e a disponibilidade física e emocional para cuidar de um bebé.

Do ponto de vista nutricional, a mulher após o parto necessita de uma grande quantidade de nutrientes, especialmente para a produção do leite materno. A mulher que amamenta tem uma necessidade energética de cerca de 600 kcal a mais por dia, mas a nutrição não se resume a calorias, e deverá ser individualizada de acordo com todas as variáveis de saúde de cada mãe e cada bebé.

A nova rotina, as mudanças no ritmo de sono e eventualmente as cólicas, refluxo ou alergias do bebé podem impor mais dificuldades na alimentação da mãe.

No pós-parto, os objetivos nutricionais trabalhados em consulta incluem:

  • Amparar e acolher a nova mãe em suas dúvidas e inseguranças, principalmente em relação à amamentação e toda nutrição da dupla mãe-bebé;
  • Assegurar o ótimo estado nutricional da mãe e do bebé;
  • Apoiar na amamentação, ajudando para que seja exclusiva até os seis meses de idade e continuada até os dois anos de idade ou mais, sob livre demanda;
  • Permitir a redução saudável do peso e da gordura corporal na mãe.

Alimentação complementar (1º ano de vida)

Nesta consulta vai encontrar um acompanhamento personalizado para introdução alimentar com alimentos naturais e nutritivos, nomeadamente em bebés que possuem alergias, intolerâncias ou patologia, bebés que estão abaixo ou acima do peso ou simplesmente uma visão mais rica para o seu bebé.

Sabia que
…Na Europa 20% das crianças (uma em cada cinco) tem excesso de peso e 4000,000 crianças por ano juntam-se aos 14 milhões de crianças com excesso de peso das quais 3 milhões são obesas. São os países do Sul da Europa que estão na liderança da prevalência da obesidade infantil, onde Portugal se inclui.

American Heart Association, British Medical Association, OMS.

Nutrição infantil

Cada vez mais os alimentos dirigidos a crianças são pobres do ponto de vista nutricional (alimentos com farinhas refinadas, açúcares refinados e gorduras inflamatórias) despoletando um quadro de crescimento do número de crianças obesas, diabéticas e com alergias em todo o mundo.

Nesta consulta saiba como deixar a alimentação das crianças cada vez mais nutritiva e mais natural de uma forma simples e colorida.

Consulta do Bebé/criança com síndrome de Down

A Sindrome de Down é uma condição genética que desencadeia diversas alterações no organismo.
A Nutrição tem um papel fundamental nesse metabolismo, fornecendo nutrientes importantes que vão atuar diretamente no equilíbrio dessas informações transcritas em grande quantidade devido ao cromossoma a mais na posição 21.

Os nutrientes atuam como neuroprotetores e agem em conjunto nesse processo.

Polifenóis – quercetina, resveratrol, curcumina, vitaminas antioxidantes – A, C e E entre outros.

Ter uma alimentação variada e rica nessas substâncias aumenta a neuroproteção e diminui o processo de envelhecimento precoce.